Alogamento

Alongamento estático x dinâmico: entenda a diferença e o que realmente funciona na corrida

Reading Time: 2 minutes

Alongar-se antes de começar a correr, tornou-se um hábito automático na rotina dos corredores. Mas será que fazer isso é o correto e traz benefícios?

Durante muito tempo, o alongamento foi visto como a chave principal para a prevenção de lesões e por isso essa prática se tornou tão comum. Porém, o que muitos corredores não sabem é que existem dois tipos de alongamentos (estático e dinâmico) e apenas um deles é indicado para quem corre. Vamos entender essa diferença?

Como o próprio nome já diz, a palavra “estático” significa estacionado e/ou parado, enquanto “dinâmico” refere-se a algo ativo e enérgico. Ao fazermos essas análises dos significados é possível percebermos que a principal diferença entre eles está na quantidade de movimento envolvido. Diferentemente do ESTÁTICO, onde você segura uma posição por um determinado tempo (foto 1), perceba que o DINÂMICO visa a amplitude do movimento (foto 2).

Entenda as outras diferenças na tabela abaixo:

ALONGAMENTO ESTÁTICOALONGAMENTO DINÂMICO
Natureza dos movimentosPosição fixa mantida por um determinado tempoMovimentos ativos e repetitivos
Velocidade dos movimentosRitmo lento e constanteRitmo rápido e controlado
Ativação muscularRelaxamento da musculatura sem ativação intensaAtivação dos músculos em movimento
Amplitude do movimentoVisa aumentar a flexibilidadeVisa aumentar essa amplitude
Energização do corpoRelaxa e acalma o corpoAquece, aumenta o fluxo sanguíneo e a temperatura corporal

E, em que momento do treino de corrida deve ser feito cada um deles?

ALONGAMENTO ESTÁTICO:

Evidências científicas sugerem que, quando feito antes da corrida não previne lesões, diminui a economia de corrida, a estabilidade e a produção de força em até 30%, não tendo assim nenhum benefício ou eficácia para os corredores, quando realizados antes de correr. Quando realizados após a corrida, atuam da mesma forma, por isso não há indicação desse tipo de alongamento para corredores, salvo em casos isolados de melhora de flexibilidade e, mesmo assim, devem ser feitos em outros momentos que não sejam imediatamente antes ou após a corrida.

ALONGAMENTO DINÂMICO:

Apesar de ainda serem limitados os estudos sobre esse tipo de alongamento com corredores, as evidências mostram que quando incluídos em uma rotina de aquecimento eles são benéficos, uma vez que preparam o corpo para a atividade e podem ajudar na prevenção de lesões. Assim, devem imitar os movimentos específicos da sessão de treino e devem ser realizados antes da corrida, dentro do programa de aquecimento.

No entanto, para que os dois tipos de alongamento sejam eficazes é preciso que sejam feitos com orientação e da forma correta. Busque sempre ajuda de um profissional de Educação Física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *