Corrida,  Corrida de Rua,  Saúde

Respira e não pira

Reading Time: 2 minutes

Saiba como deve ser a respiração na corrida

Corredor, quantas vezes você já ouviu alguém dizer que respirar pela boca durante a corrida é errado? Muitas, acertei? Mas, lembre-se: não existe um jeito certo ou errado de respirar!

Pelo nariz ou pela boca?

A respiração deve acontecer sempre da forma mais natural possível! Não há uma regra para definir o padrão de respiração da corrida, até mesmo porque a nossa respiração acontece por meio de um mecanismo involuntário, ou seja, não precisamos parar para pensar por onde e como vamos respirar. Você se sente mais confortável ao respirar pela boca? Continue dessa forma! Esqueça essa máxima de por onde deve-se respirar e preocupe-se mais com o “como”. Uma respiração eficiente é aquela que fornece uma maior quantidade de ar para os seus pulmões.

Quando estamos correndo, principalmente em altas intensidades, o corpo exige uma maior demanda de oxigênio o que leva a uma maior solicitação dos músculos respiratórios e, por isso, involuntariamente inspiramos e expiramos pela boca, uma vez que a sua cavidade é maior que a do nariz.

Você já ouviu algum maratonista falar que não sabe respirar ou que está perdendo o fôlego? Tenho certeza que não, sabe por quê? Ao melhoramos o nosso condicionamento, conseguimos ter um controle natural da respiração, uma vez que por haver um menor gasto de energia para o mesmo esforço, haverá uma necessidade menor de oxigênio.

É possível melhorar sua respiração na corrida com algumas estratégias pontuais, por exemplo, aquecer antes de correr. Quando o aquecimento é feito, o corpo chega em um estado de equilíbrio mais rápido, o que significa uma corrida mais confortável. Começar sem esse aquecimento prévio e com um ritmo forte implica em uma maior demanda de oxigênio devido à mobilização muscular rápida solicitada. Isso irá restringir a quantidade de oxigênio para o músculo te forçando a respirar mais forte e mais vezes. Com o corpo trabalhando com menos oxigênio, teremos um maior esforço respiratório e um maior comprometimento da sua performance.

Viu como você não precisa aprender a respirar? Melhore sua respiração correndo. Fortaleça os músculos respiratórios, tenha constância nos seus treinos, varie os estímulos e melhore seu condicionamento. Não tem segredo!

Respira e não pira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *